terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Aliviada de garganta

Estou usando um novo serviço aqui no blog, chama-se gengibre e funciona da mesma forma que o twitter, com a vantagem de ser por voz! Aqui no blog meus posts do gengibre ficarão em um mini player na lateral direita do blog ----->


um abraço a todos e feliz 2009

sábado, 20 de dezembro de 2008

Internet Móvel

Já faz mais de um ano que eu assino uma internet móvel, pela qual consigo velocidade media de 100 Kbps com um plano ilimitado. É um serviço muito bom, visto que através dele posso ter acesso à internet em diversos lugares.
Alem disso, eu instalei uma antena externa em minha chácara, possibilitando assim um acesso à internet, mesmo estando a 15 km da cidade mais próxima. O que é ótimo para manter contato com amigos e acessar sites não muito pesados, enfim me manter conctado. Mas a placa que eu utilizo como modem, opera em tecnologia 1xRTT da rede CDMA, ou seja, ficarei sempre na mesma média de velocidde que consigo. Antena externa do meu modem e a parabólica para a televisão

Notebook conectado à internet via modem com antena externa

Porém, recentemente a operadora que eu assino começou a iniciar os testes da rede HSPA em minha cidade e através de um smartphone 3G de um familiar, tive a oportunidade de testar o sinal e a velociadade da rede, que impressiona pela velocidade e uma latência relativamente baixa. Consegui velocidades de 1250 Kbps através do próprio navegador do aparelho e de 999 Kbps no PC utilizando o celular como modem. Entretanto a media de velocidade fica entre 400 e 700 Kbps. Comparando com minha atual placa é uma ótima velocidade, mas comparando com banda larga convencional é uma velocidade banal.
Eu particulamente gosto muito de acessar comunidades e fóruns sobre internet móvel e me impressiona a quantidade de pessoas que se deixam levar pela propaganda das operadoras, chagando inclusive a substituir seus modens ADSL por modens de operadora celular. Alguns conseguem sinal bom e velocidade prometida no contrato ou superior, outros vivem um "inferno", pois muitas vezes só conseguem o sinal EDGE, que é similar ao 1xRTT, conseguindo aí velocidade média de 80 Kbps o que é mínima se comparada a velocidade de uma internet ADSL. Portanto, se tiveres interessado em adquirir o modem de operadora celular faça o seguinte:

1. Tenha em mente que isto é internet móvel, por isto o meio em que opera é totalmente diferente da internet cabeada, por vezes gerando incovenientes que irritam até o mais calmo dos consumidores, ou seja, para um desktop o melhor mesmo hoje em dia é uma internet ADSL.
2. Procure saber qual a tecnologia está disponível nas regiões que você terá um acesso mais frequente. Ex.: Na rede CDMA -> 1xRTT media de velocidade de 115 Kbps / EVDO media de velocidade de 400 Kbps. Na rede GSM -> GPRS media de velocidade de 30 Kbps / EDGE media de velocidade de 100 Kbps / HSDPA/HSUPA/HSPA/UMTS/WCDMA -> média de velocidade de 700 Kbps.
3. Antes de assinar o serviço solicite um teste na própria loja, ou mesmo um período de testes, geralmente eles fornecem um prazo de 07 dias para tal fim.
4. Colha depoimentos de assinantes do serviço, de preferência de região em que você mora, para poder assim formar um opinião.
5. Pesquise os planos de dados, veja o que mais se adapta ao seu estilo de acesso e o mais importante: Tenha em mente que após assinatura do contrato você terá um prazo de fidelidade com a operadora, o que poderá causar dor de cabeça, caso se arrependa de ter assinado o serviço.

Seguindo estas recomendações muitos problemas podem ser evitados, quem tiver mais sugestões podem compartilhar nos comentários. Por fim deixo alguns fatores que podem interferir no desempenho da Internet; Áreas de sombra; Áreas de transição entre HSPA e EDGE; Intensidade do sinal; Distância da ERB (torre da operadora) mais próxima e quantidade de usuários conectados na mesma ERB.
Espero que tenha ajudado e na semana que vem chegará um modem 3G que resgatei em minha operadora com meus pontos do programa de fidelidade, assim que puder farei um review do mesmo aqui.